sábado, 24 de agosto de 2013

Tecnologias Assistivas


                                                   


Tecnologias assistivas

Tecnologias assistivas são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência, utilizados para possibilitar, facilitar ou melhorar determinadas habilidades dessas pessoas. Se refere a um arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência promovendo assim independência e inclusão.

Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente. É utilizado em escola, mais especificamente nas salas de recursos multifuncionais, em clinicas médicas e terapêuticas por uma diversidade de profissionais.

Vou falar de um recurso bem simples, mas que faz toda diferença quando a criança tem movimentos involuntários que impeçam o uso do teclado convencional do computador, é o teclado colméia, ele pode ser acoplado ao teclado convencional do computador e utilizado da mesma forma com os dedos ou pode ser usado com ajuda de uma ponteira, é prático e muito útil.
     
                                  
O teclado colméia evita que o usuário digite a tecla errada, pois possui para cada tecla um orifício correspondente, este recurso é geralmente utilizado por pessoas com paralisia cerebral que apresenta movimentos involuntários nas mãos. Podemos encontrar no mercado de vários tipos, a escolha vai depender da necessidade da pessoa.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O papel do professor do AEE



O papel do professor da sala de recurso multifuncional

O professor da Sala de Recurso Multifuncional exerce um papel de extrema importância para efetivação da inclusão hoje nas escolas públicas, promovendo ações que levam a conscientização de todos os atores envolvido no  processo ensino- aprendizagem, são eles: professores, gestores, serviços gerais e principalmente a comunidade. Ações estas, que envolveram todos com sentido de garantir uma educação de qualidade para todos como a lei determina. Para isso é necessária muita formação e muita pesquisa, pois a inclusão é um processo muito complexo, onde a informação é a palavra- chaves para a conscientização de todos os envolvidos.
A Sala de Recurso  Multifuncional é um espaço livre para aprendizagem, nela o trabalho do professor é minucioso e detalhado , levando em consideração todos os aspectos que envolvam a vida escolar e pessoal do aluno, o estudo do caso nos proporciona isso,  conhecer mais de perto os alunos, sendo um instrumento essencial para iniciarmos um atendimento mais direcionado e preciso, que contemple realmente a necessidade do aluno. As informações contidas nesse documento é fonte de pesquisa e serve como histórico escolar da criança com deficiência.
O plano de AEE serve como direcionamento para o trabalho na Sala de Recurso Multifuncional, nele o professor esquematiza todos os passos do atendimento, do ponto de partida aos objetivos que pretende alcançar ao longo de um período pré determinado de acordo com as necessidades especificas de cada aluno, nele está contido também os recursos a serem utilizados, e como serão utilizados, adaptações necessárias, forma de avaliação e outros. Sendo assim sua contribuição é no sentido de agilizar e tornar prático o trabalho do professor da Sala de R       ecurso Multifuncional.