quarta-feira, 22 de maio de 2013

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL – DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO ESCOLAR.



A Educação Especial no Brasil teve inicio no século 19, inspirado nas experiências norte- americanas e européias. Nos anos 60 essa modalidade foi instituída oficialmente com a denominação de “Educação dos Excepcionais”, primeiro enfatizou o atendimento clínico, mais incluindo a educação escolar, nessa mesma época foram fundadas varias instituições de apoio, como: Compania  para Educação do Surdo Brasileiro- CESB e o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Quando o governo assumiu a Educação Especial foram criadas várias campanhas destinadas a esse público.
A LDB de 1961 garantiu o direito dos alunos “Excepcionais” a educação, esses alunos deveriam enquadrar-se “dentro do possível” no sistema geral de ensino, ou seja se ele não se enquadrar-se iria para as escolas especiais. A nova LDB de 1996 definiu finalmente  o espaço da Educação Especial dentro da educação escolar, porém, não determinou diretrizes para a avaliação desse alunos, colocou a “terminalidade Específica”, mas também não determinou critérios para sua execução. Este artigo trata da evolução da Educação Especial no Brasil, desde a salas especiais até as novas políticas, trás informação importantes que podem servir como referencial teórico nesse curso, por isso convido a todos os colegas darem uma lida, analisar e aproveitar-lo como acharem necessário. O artigo é de Maria Teresa Eglér Mantoan da  Universidade Estadual de Campinas (Faculdade de Educação) do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade – LEPED/Unicamp.

3 comentários:

  1. Josy como é bom ver o caminho que a Educação Especial tem traçado, novas conquistas virão com certeza.

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  2. Oi Josy, parabéns pelo blog.
    Me interessei pelo artigo indicado, mas qual o link de acesso?

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  3. Olá ,Lindinha seu blog está interessante e convidativo.Valeu a dica do texto da MONTOAN é sempre uma referência valiosa.

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