A Educação Especial no Brasil teve inicio no
século 19, inspirado nas experiências norte- americanas e européias. Nos anos
60 essa modalidade foi instituída oficialmente com a denominação de “Educação
dos Excepcionais”, primeiro enfatizou o atendimento clínico, mais incluindo a
educação escolar, nessa mesma época foram fundadas varias instituições de
apoio, como: Compania para Educação do
Surdo Brasileiro- CESB e o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Quando o
governo assumiu a Educação Especial foram criadas várias campanhas destinadas a
esse público.
A LDB de 1961 garantiu o direito dos alunos
“Excepcionais” a educação, esses alunos deveriam enquadrar-se “dentro do
possível” no sistema geral de ensino, ou seja se ele não se enquadrar-se iria
para as escolas especiais. A nova LDB de 1996 definiu finalmente o espaço da Educação Especial dentro da
educação escolar, porém, não determinou diretrizes para a avaliação desse
alunos, colocou a “terminalidade Específica”, mas também não determinou critérios
para sua execução. Este artigo trata da evolução da Educação Especial no
Brasil, desde a salas especiais até as novas políticas, trás informação
importantes que podem servir como referencial teórico nesse curso, por isso
convido a todos os colegas darem uma lida, analisar e aproveitar-lo como
acharem necessário. O artigo é de Maria Teresa Eglér Mantoan da Universidade Estadual de Campinas (Faculdade
de Educação) do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade –
LEPED/Unicamp.
Josy como é bom ver o caminho que a Educação Especial tem traçado, novas conquistas virão com certeza.
ResponderExcluirOi Josy, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirMe interessei pelo artigo indicado, mas qual o link de acesso?
Olá ,Lindinha seu blog está interessante e convidativo.Valeu a dica do texto da MONTOAN é sempre uma referência valiosa.
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