domingo, 20 de outubro de 2013

Caixa Surpresa Tátil ou Cubo Tátil

Caixa Surpresa Tátil



 
 
Uma ótima opção de atividade para desenvolver vários aspectos cognitivos tanto em crianças com deficiência intelectual como com crianças ditas normais é a caixa surpresa tátil, com ela o professor pode desenvolver atividades com o objetivo de desenvolver o raciocínio, memória, percepção, pensamento, socialização entre outros aspectos. Pode se confeccionada a um preço baixo, com caixa de papelão revestida de papel colorido ou comprado feito em lojas especializadas de vários outros materiais, é conhecido também como Cubo tátil.  A caixa tátil possui um orifício onde coloca os objetos da atividade e as crianças coloca as mãos para pegar-los. Pode ser utilizada individualmente  ou coletivamente. Individualmente podemos trabalhar as sensações, ligada ao tato e ao órgãos dos sentidos. Coletivamente são várias as opções, em atividades de classificação, características dos animais, frutas, brinquedos,  estimulando a oralidade das crianças, podemos trabalhar objetos de diferentes texturas, tamanhos e formas,  sem falar que aguça a curiosidade das crianças e as envolvem de forma muito divertida nas atividades. Vale ressaltar que, como todo recurso pedagógico é a mediação do professor que dá sentido e significado as atividades propostas, pra isso é necessário um bom planejamento e objetivos claros para  que essa mediação aconteça de forma lúdica e eficiente. Vale lembrar também que usando objetos que fazem parte do cotidiano da crianças, mais facilmente elas darão significado ao aprendizado.

Um comentário:

  1. Com certeza a caixa mágica dá ótima oportunidade para o aluno com DI e outras deficiências se desenvolver, tando a imaginação, pensamento, raciocínio, percepção além, disso a socialização fator primordial para a inserção das pessoas com DI. Parabéns colega, ótimo recurso para ser usado como intervenção dos professores para com os alunos.

    ResponderExcluir