Caixa Surpresa Tátil
Uma ótima opção de atividade para desenvolver vários aspectos cognitivos tanto em crianças com deficiência intelectual como com crianças ditas normais é a caixa surpresa tátil, com ela o professor pode desenvolver atividades com o objetivo de desenvolver o raciocínio, memória, percepção, pensamento, socialização entre outros aspectos. Pode se confeccionada a um preço baixo, com caixa de papelão revestida de papel colorido ou comprado feito em lojas especializadas de vários outros materiais, é conhecido também como Cubo tátil. A caixa tátil possui um orifício onde coloca os objetos da atividade e as crianças coloca as mãos para pegar-los. Pode ser utilizada individualmente ou coletivamente. Individualmente podemos trabalhar as sensações, ligada ao tato e ao órgãos dos sentidos. Coletivamente são várias as opções, em atividades de classificação, características dos animais, frutas, brinquedos, estimulando a oralidade das crianças, podemos trabalhar objetos de diferentes texturas, tamanhos e formas, sem falar que aguça a curiosidade das crianças e as envolvem de forma muito divertida nas atividades. Vale ressaltar que, como todo recurso pedagógico é a mediação do professor que dá sentido e significado as atividades propostas, pra isso é necessário um bom planejamento e objetivos claros para que essa mediação aconteça de forma lúdica e eficiente. Vale lembrar também que usando objetos que fazem parte do cotidiano da crianças, mais facilmente elas darão significado ao aprendizado.
Com certeza a caixa mágica dá ótima oportunidade para o aluno com DI e outras deficiências se desenvolver, tando a imaginação, pensamento, raciocínio, percepção além, disso a socialização fator primordial para a inserção das pessoas com DI. Parabéns colega, ótimo recurso para ser usado como intervenção dos professores para com os alunos.
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