terça-feira, 22 de abril de 2014



 

Surdocegueira e Deficiência Múltipla

A surdocegueira é uma deficiência específica, com características próprias e requer cuidados muitos específicos. O indivíduo surdocego, devido a combinação da perda auditiva e visual, apresenta dificuldades de interagir com meio em geral, comprometendo sua aprendizagem, comunicação, relações social entre outros aspectos da vida desses sujeitos. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida.
A deficiência múltipla é caracterizada pela junção de duas ou mais deficiências que pode afetar a parte motora, mental, sensorial entre outras do sujeito, porém, não é a quantidade e sim o grau de comprometimento que define essa deficiência.
Ambas as deficiências necessitam de cuidados especiais nas atividades da vida diária, na aquisição da comunicação e interação com o meio, a comunicação é primordial  para o desenvolvimento dessas pessoas, descobrir uma via de comunicação é passo inicial para interação com meio.  Alguns métodos são utilizados como: o método dos calendários, onde é usados objetos concretos e organizados intencionalmente, temos as Tecnologias Assistivas com uma variedade  de recursos de informática ou não, assim como a CAA ( COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA) entre outros.
A aplicabilidade desses sistemas de comunicação vai depender das possibilidades que os sujeitos surdoscegos ou com deficiência múltipla oferecer ao meio. É necessário que essa comunicação seja eficiente, funcional e que faça sentido para o sujeito, oferecendo oportunidades reais e concretas para interagir com o meio e com seus pares.

2 comentários:

  1. De fato, percebemos que tamanha é a importância desses sistemas de comunicação para as pessoas com sudorcegueira, pois somente através dos mesmos será possível a troca de informações, ideias e consequentemente a interação concreta dos mesmos com o meio em que estão inseridos.

    ResponderExcluir
  2. Sendo a comunicação o ponto de partida para a aprendizagem, estabelecer um canal de comunicação é muito importante para que as pessoas surdocegas possam manter uma interação com o meio ambiente. É preciso estar atento as manifestações de comunicação que elas possam expressar, pois são válidas todas as formas de comunicação, desde um simples movimento do corpo ao uso de um código linguístico.

    ResponderExcluir